domingo, 30 de maio de 2010

EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA: TEMAS TRANSVERSAIS E UMA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO


Essa proposta visa resgatar os temas transversais, em um empréstimo ao rótulo utilizado pelos Parâmetros Curriculares, do MEC e apresentá-los como portos de origem e de passagem para maiores reflexões sobre a ligação computador-ensino. São temas que podem e devem ser mais bem trabalhados por aqueles que se inquietam com esse novo paradigma educacional. Mais do que respostas são questões a serem mais bem exploradas.

1 INTRODUÇÃO


Durante a realização de um curso de especialização em Teorias da Educação e Prática Docente, em que ministramos a disciplina Informática e Educação, alguns temas se nos manifestaram recorrentes. Discussões vinham e iam e lá estávamos nós, professor e alunos, retomando, reavaliando, rediscutindo assuntos já discutidos.

Tais assuntos ou temas nos parece, configuram-se como itens basilares para qualquer discussão que envolva a inter-relação computador-ensino. Encontram-se eles no campo de uma filosofia da informática educacional, elementos norteadores que são de um modus operandi, que, como quaisquer diretrizes, devem ser entendidos e bem estabelecidos para melhor funcionamento do processo.

Por fim, apresentamos uma proposta de trabalho para os grupos de professores ou administradores que pretendam implementar a informática na escola. Tal proposta, como será visto mais tarde, não é conclusiva e deve ser trabalhada em consonância com uma prévia análise de necessidades da escola objeto da implementação.

2 comentários:

  1. Ola.. essa discussão sobre temas transversais é muito importante para o cotidiano da escola, é muito importante esta proposta de trabalho para nortear as ações dos profissionais, a fim de alcançarmos o objetivo comum de todos, a Educação de Qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Elizete...
    Achei interessante sua colocação sobre os temas transversais, deve realmente ser usado como base para trabalhar a informática na educação!
    Abraço.

    ResponderExcluir